quarta-feira, julho 28, 2010

TPM...



Oi...
Resolvi escrever um pouco sobre a TPM porque é um mal que sofro mtoooo e inclusive essa semana estou sofrendo...rsrs
Algumas mulheres sofrem mais do que as outras...então com isso resolvi ler mais a respeito e escrever um pouco sobre o q entendi desta síndrome que tanto me faz mal e faz com que os que estão à minha volta sofram com a minha irritabilidade, minha falta de paciência, minha intolerância...rsrs


A TPM, na hora de escolher suas vítimas, ela não escolhe por cor, religião, classe social ou profissão...O que se sabe é que a média de idade de início da TPM (sinistra) é por volta dos 26 anos de idade(detalhe que é a minha idade rsrs), e a tendência é que ela vá se agravando ao longo dos anos. As mulheres mais sujeitas a este problema são aquelas que sofrem de algum episódio depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor.
A causa da TPM está intimamente relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-mestrual ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí, minhas queridas, causam os sintomas psiquicos...O negócio é tão sério que a nossa TPM é motivo de instigar os cientistas a investigar a causa desse turbilhão de acontecimentos em nosso organismo. Mas o que se sabe até agora é que td isso é causado por vários fatores.
Vista, por muitas vezes, com ironia por muitos homens, temida por quase todas as mulheres, a TPM já foi até motivo de piada na televisão, num humorístico em que a atriz Andrea Beltrão vivia a "garota TPM", uma personagem que estava sempre de mal com a vida e disposta a arrumar confusão por onde passasse.


Ironias e brincadeiras, de mau gosto, à parte, a TPM é assunto sério e motivo de muitos estudos médicos.
Embora os sintomas estejam claramente ligados às taxas de hormônios, não foi diagnosticado nas mulheres com TPM um nível de hormônios diferente daquelas que não sofrem do "mal".
Como ainda nada pode ser anunciado para a cura total da TPM, alguns alimentos parecem piorar os sintomas (como chocolate em excesso), enquanto outros podem aliviá-los. Uma dieta rica em potássio e carboidrato ajuda a eliminar o inchaço. Diminuir o sal e aumentar a ingestão de liquidos também contribui para aliviar o sintoma. E se bater aquele desejo irresistível de comer docer durante a TPM, encha seu prato de carboidratos, os que são ricos em fibras, como pão integral, que ajudam a eliminar do organismo o excesso de estrógeno. Em altas doses, o estrógeno piora os sintomas da TPM. TAmbém comprovado que alimentos com carboidratos aliviam a tensão a ansiedade e as crises de mau humor tão comuns às vítimas da TPM.
Apesar da lista de sintomas, da TPM, seja longa, as dores físicas e o estresse emocional são os que mais afetam a nós e em alguns casos são tão severos a ponto de mudar nossas rotinas e atividades.
Então meninas, quando estiverem nesses dias, bebam bastante água, se exercitem, comam bastantes carboidratos ricos em fibras e procurem fazer atividades que relaxem como namorar, ir ao cinema, fazer umas comprinhas...
O importante é manter bons pensamentos e uma vida saudavel!!
bjinhosss

2 comentários:

  1. sai pra lá TPM!

    tá... estou brincando com coisa séria...

    mas pra uma coisa que voce tem que passar todo mês, só mesmo inventando um bom humor pra superar.

    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Amiga, minha TPM é braba, nem eu me aguento. E é sério sim. Meu médico disse que tem mulheres que chegam a se separar do marido pq não aguentam ver a cara dele por 1 semana e depois se arrependem. super complicado.
    Bjo amiga

    ResponderExcluir